Como gravar bateria com apenas três canais.

Particularmente sempre me questionava quando ouvia Led Zeppelin; porque a bateria soava tão diferente das outras bandas? Tão “natural”… E naquele momento, dei todo crédito ao baterista, claro!

Mas não é bem assim, o músico realmente tem muita importância e é a peça chave, fundamental, sem ele não é possível, mas “só” isso não basta…

O tempo passou, comecei a tocar bateria, depois a gravar e sempre perseguindo aquela sonoridade. Descobri que havia sido gravado com apenas três microfones, num método também chamado de triângulo. Tentei reproduzir a ideia de sonoridade muitas vezes… E cheguei a resultados bem ruins… E na base da tentativa erro/acerto, finalmente consegui fazer uma boa captação.

E é bom dizer; é preciso um bom músico, um bom instrumento, boa captação, um bom técnico de som e se não for pedir demais, uma boa música e aí… voilà! As chances de chegar em um bom resultado aumentam e muito… Se quebrarmos um elo desta corrente, aí a coisa já vai ficar mais complicada.

Confira detalhes no vídeo, que não tem pretensão de ser definitivo, e se você tem uma boa música, em que acredita que vá funcionar bem nessa sonoridade, procure a gente, temos o maior interesse em registrar músicas boas com muita personalidade na sonoridade.

Deixe uma resposta