Com narrativa contemporânea, dois filmes produzidos pela Spaghetti Filmes misturam linguagens sonoras com animações em 2D e 3D, fotografias e reconstituições para recriar a atmosfera de dois momentos na história: a vida do italiano Hércules Galló em seu país de origem e sua vinda para o Brasil. Os vídeos fazem parte da ambientação da Casa Dois, no Instituto Hércules Galló junto à comunidade de Galópolis em Caxias do Sul – RS.
O primeiro filme, com duração de seis minutos, retrata o ambiente das atividades têxteis no Norte da Itália em meados do século XIX, mostrando a origem da família de Galló e sua relação com a vida dos operários da cidade de Schio, os motivos que os fizeram mudar para o Brasil, a viagem de navio e um pequeno retrato da imigração italiana para o país. Já a segunda produção, com quatro minutos de duração, apresenta a história do empreendedor no Brasil, desde a chegada da família ao Rio Grande do Sul até seus últimos feitos. As casas, fotos antigas e imagens aéreas de Galópolis feitas com um drone proporcionam uma vista inédita do vale. A existência da pequena cooperativa de Galópolis formada por ex-operários italianos, a cascata que gerava energia ao lanifício e a chegada de Hércules Galló, prospectando negócios nesse cenário, são retratados.
Técnicas inovadoras foram usadas para ilustrar as histórias. Uma cena de reconstituição do Hércules em sua casa foi construída, onde ele conversa em primeira pessoa com o espectador. Objetos de cena encontrados na própria casa e que fazem parte do acervo do museu foram utilizados. Duas técnicas de animação foram outro recurso: uma envolveu a criação de maquetes e a outra permitiu dar vida e movimento às fotos antigas através de animação 3D. “Buscamos referências bem inovadoras para animar as fotos antigas, tudo para deixar mais interessante e dinâmica a experiência do espectador. Através dos programas de animação mais modernos e recortes de fotos, fizemos montagens utilizando, às vezes, quatro fotografias antigas para montar uma única cena. Conseguimos dar movimento às pessoas, carros, navios e até mudar a fisionomia dos personagens que, em sua versão original, estavam fixos pela técnica fotográfica”, revela o cineasta Lissandro Stallivieri, da Spaghetti Filmes. A voz de Hércules foi interpretada pelo ator Jorge Valmini e o estúdio de som SONA compôs o desenho de som e a trilha sonora inédita e exclusiva para o projeto.
A matéria completa, pode ser conferida aqui, no site do jornal Ponto Inicial.